No dia 25 de abril de 2022, estava marcado o início do ano letivo na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A Prof.ª Raquel Sparemberger, coordenadora do grupo e professora da disciplina de Teoria Geral do Direito do curso de direito da FURG, juntamente aos colaboradores do grupo, Bárbara Ronsoni de Oliveira e João Henrique Luttmer, resolveu recepcionar os calouros no melhor estilo da teoria do direito, propondo uma discussão sobre uma das suas questões mais importantes: “o que é direito?”.

 

Para contextualizar a discussão, escolhemos partir do Pacto Kellog-Briand, conhecido por tornar a guerra ilegal. Depois, os alunos assistiram ao vídeo exposto no Tribunal de Nuremberg sobre os campos de concentração mantidos pela Alemanha Nazista e, com o debate centralizado na acusação e defesa de Alfred Jodl — oficial militar alemão que fez parte da cúpula de Adolf Hitler —, discutimos os argumentos de Sir Hartley Shawcross e Hermann Jahrreiß, com foco em algumas questões específicas, tais como a obrigatoriedade das regras de direito internacional, a diferença entre direito doméstico e internacional, a legitimidade do Tribunal de Nuremberg, a separabilidade (ou inseparabilidade) entre direito e moralidade, bem como questões caras ao direito como a ideia de validade vs. eficácia das regras, o princípio da legalidade e do juiz natural, etc.

 

Os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre as discussões trabalhadas na filosofia do direito e foram convidados a participar do nosso grupo de estudos e pesquisa. No entanto, porque certas discussões podem ser avançadas para recém iniciados em teoria do direito, confeccionamos o seguinte guia para que calouros possam acompanhar o grupo e participar ativamente no futuro. 

 

Devido ao nosso foco em teoria do direito contemporânea, iniciamos nossos estudos pela obra O Conceito de Direito, de H.L.A. Hart. Nós temos alguns textos de apoio disponíveis para leitura aqui no site:

 

Para entender as críticas de Ronald Dworkin ao positivismo jurídico de H.L.A. Hart, sugerimos os seguintes textos:


Outras leituras sugeridas:

Para compreender melhor as peculiaridades de um texto de filosofia e como lê-lo e discuti-lo de maneira proveitosa, recomendamos as seguintes leituras:

Para aprender sobre como tomar boas notas de leitura e boas notas de pesquisa, recomendamos:

 

Recomendações interessantes: